Bairro Exposição: o mais desejado para morar e viver em Caxias

 

A Sperinde Imóveis em homenagem aos 132 anos de Caxias do Sul e 17 anos da filial Sperinde Caxias, faz um passeio pela história, evolução, negócios e bairros da cidade. Com convidados especiais e com olhar de quem vive e colabora na construção de Caxias do Sul como um lugar ainda mais atrativo para viver, trabalhar e morar.

 

 

Nosso passeio inicia  pelo Bairro Exposição, que tem no coração, o pulmão verde da cidade de Caxias, Parque Getúlio Vargas, conhecido como Parque dos Macaquinhos. 

 

 

Vamos trilhar pela história de evolução da cidade, aos olhos e relatos de quem ajudou a construir. Vem com a gente!

 

 

 

Convidamos Juarez Mazzocchi, proprietário e diretor da Exacta Engenharia, para contar um pouco da história de evolução do Bairro Exposição e qual papel desempenha na construção da cidade sob a ótica de quem faz Caxias acontecer. 

 

 

EVOLUÇÃO DO BAIRRO PELO EMPREENDEDORISMO NA CONSTRUÇÃO DE IMÓVEIS

 

 

“A Exacta Engenharia é uma empresa que completa 35 anos este ano. Construímos imóveis de alto padrão, com uma história de sucesso e credibilidade. Temos o compromisso de trazer em nossos empreendimentos a inovação e novas técnicas construtivas, com projetos que visam principalmente bem-estar, conforto e qualidade de vida de seus moradores.” 

 

 

ORIGEM E EVOLUÇÃO DA CIDADE DE CAXIAS

 

Os imigrantes italianos que aqui se estabeleceram, tinham como objetivo fazer nascer uma vila, depois uma cidade, e com seu trabalho, conhecimento e desenvolvimento, foram logo reconhecidos em todo o Brasil. Eles fizeram uma cidade industrial que praticamente produz tudo.

 

Esse parque fabril que temos, se renova a cada dia e faz Caxias do Sul estar em constante evolução, moderna e atual.

 

BAIRRO EXPOSIÇÃO

 

O Bairro Exposição nasceu da expectativa de ter um parque de exposições para apresentar os produtos produzidos na cidade, na nossa maior festa, a Festa da Uva.

 

Como Caxias crescia muito rápido, esse parque de exposições foi transformado em um parque de convívio pelos caxienses. Hoje o Parque Getúlio Vargas (Macaquinhos) é o pulmão verde da nossa cidade e se encontra no coração do Bairro Exposição.

 

Pelo fato de estar muito próximo ao centro histórico da cidade, essa região se transformou em um bairro residencial ao longo dos anos. Sua constante transformação faz dele o bairro mais desejado pelos caxienses para morar.

 

Atualmente é onde se concentra o maior número de empreendimentos imobiliários da cidade, com arquitetura diversa, traços modernos e contemporâneos.

 

Contribuem especialmente para o ambiente do bairro, lindos  empreendimentos e lançamentos como Residenziale Borgio Verezzi, Residenziale Sant’ Andrea e muitos outros da Exacta Engenharia, um novo conceito de morar bem, seu lugar para viver bem!

 

Ao redor do parque que por si só dá ao bairro identidade e qualidade de vida, a arquitetura e lançamentos imobiliários constroem um cenário urbano único na cidade. Em constante desenvolvimento, temos ali um ambiente aprazível e sofisticado para viver e morar.

 

Aqui está o Parque dos Macaquinhos, o que faz do Exposição único!

 

Desfrutar da natureza, vida ao ar livre, prática de esportes e caminhadas, somando-se a isto, a poucas quadras, restaurantes, lanchonetes, academias, cafés e confeitarias com ótimo comércio, é viver o Exposição, é viver bem em Caxias! 

 


EMPREENDEDORISMO E EVOLUÇÃO DE CAXIAS DO SUL 

 

O espírito empreendedor do caxiense, faz com que a cidade se torne cada vez mais pujante, sempre na procura de novas soluções.

 

 

“Essa capacidade de nos reinventarmos, faz com que eu acredite muito no desenvolvimento de Caxias e tenho certeza que, juntos, podemos tornar ainda mais bonita essa história de vida da nossa grande cidade.”



CAXIAS DO FUTURO

 

A Caxias do Sul do futuro continuará sendo esta cidade moderna, com ruas largas e altos prédios, pois ela foi muito bem planejada e suas características urbanas muito bem definidas. Caxias não pode deixar de ser uma cidade industrial, onde seus empreendedores sempre estão buscando inovações e novas tecnologias.

 

 

“Para que Caxias continue crescendo, precisamos de cada vez mais parcerias público/privadas, onde juntos, setor público e privado, possam trabalhar para uma cidade cada vez melhor de se viver.” 

 

 

 

IMPORTÂNCIA DA PRESERVAÇÃO DA ARQUITETURA COMO MEMÓRIA DE UM TEMPO 

 

 


Ali bem perto do Bairro Exposição, está Lourdes, o Bairro Nossa Senhora de Lourdes.

 

Estendemos nosso passeio ao bairro vizinho para trazer um relato lindo de história, afeto e evolução do bairro e de Caxias, por quem já tem muitas fiadas de tijolos transformados em casas, abrigos e local de trabalho de muitos na cidade. 

 

Convidamos a Lorien Pasqual, sócia e diretora da Paris Administração e Participações Ltda, para trilharmos juntos a história de evolução de Caxias, ao que fomos surpreendidos e tocados pela beleza dos relatos. Aproveite!  

 

VOCAÇÃO DA CIDADE DE CAXIAS DO SUL

 

Não vejo que exista um fato que tenha sido determinante para o alavancar da cidade; antes o contrário: entendo que Caxias tem esta vocação intrínseca com o trabalho, seja na agricultura, na indústria, nos serviços e isso é nítido na capacitação ascendente e acesso à tecnologias nos últimos anos.

 

Nesse sentido, a universidade tem papel fundamental como construtora e difusora de conhecimento. Vivemos um momento horizontal com outras grandes cidades do mundo pela persistência e trabalho de geração após geração.

 

 

HISTÓRIA DO BAIRRO – MEMÓRIA DE UM POVO E DE UM LUGAR 

 

 

Em 2014, quando iniciamos o projeto Fabbrica, que consistiu na recuperação arquitetônica do prédio com um fim também de exploração econômica, não tínhamos noção e nem conhecimento da importância histórica do Bairro Nossa Senhora de Lourdes na formação da cidade.

 

Tivemos a felicidade de contar com a ajuda do professor e historiador Juventino Dal Bó que nos aproximou desse repertório – felizmente tudo muito bem documentado e disponível no Arquivo Histórico Municipal João Spadari Adami, outro prédio emblemático no bairro, que foi o antigo Hospital Carbone.

 

A partir desse conhecimento, conseguimos ajustar nosso olhar para o bairro e para a importância da preservação da arquitetura também como memória de um tempo, de um povo, de um lugar.

 

Esse olhar é o que permite evoluir entendendo de onde viemos e como isso afeta os projetos, em estética e conceito.

 

PROJETO FABBRICA – GASTRONOMIA E DESIGN

 

A Fabbrica é um um pavilhão que fazia parte da Antiga Vinicola Luiz Michelon, que foi uma das grandes empresas que impulsionaram a economia caxiense entre 1920 e 1970.

 

Com o passar dos anos, o prédio serviu a outras atividades, tais como vidraria, posteriormente a Tapesul, depois a fabrica de bonés Martini e confecção de roupas Três e JÁ.

 

Após o retrofit no prédio, realizado com o auxilio da GD Arquitetura, a Fabbrica hoje está voltada a gastronomia e ao design.

 

 

“Entender que o espaço pode ser ressignificado, é um dos valores que move as crenças da Paris Administração. Vemos uma perversidade no quê só valoriza o novo, que não transcende ao objeto, ao produto, à imagem. Preservar a história e caminhar para frente, sem desqualificar, destruir, mas agregar. A obra pode ser reeditada.” Lorien Pasqual

 

 

FUTURO – UMA CAXIAS VOLTADA PARA AS PESSOAS

 

 

A Caxias que eu imagino para o futuro tem um componente de utopia, mas que é essencial para seguirmos em frente: gostaria de ver uma cidade voltada para as pessoas; que pudéssemos ter segurança com ruas bem iluminadas; que os trajetos pudessem ser feitos a pé e não de carro com vidros trancados e em permanente estado de alerta; que os problemas sociais que hoje temos, como pessoas morando nas ruas, fosse apenas uma memória que nos envergonha. Toda a estrutura de água, esgoto, escolas, estivesse ao alcance de todos os moradores da cidade.

 

 

“O componente que gostaria que permanecesse é justamente nossa capacidade de sonhar, se reinventar, empreender com seriedade e honestidade, com os pés na contemporaneidade.”

 

 

TRANSFORMAR PELO EDIFICAR CONSCIENTE 

 

Quando questionada sobre o papel da Paris Administração e Participações Ltda na construção da cidade sob a ótica de quem faz Caxias acontecer:

 

 

“Penso que temos o que os italianos chamam e meu pai usava esta expressão, Malattia del mattone, termo que, em tradução literal, seria algo como o vício no tijolo, vontade de edificar.”

 

 

A Paris Participações acredita na transformação através do edificar consciente, acompanhando o pulso do mundo. Trabalhamos entendendo também a função social da arquitetura, do desenvolvimento com humanismo, amparado em novas tecnologias e na criação de ecossistemas sociais para que todos possam crescer juntos.

Já temos algumas fiadas de tijolos em Caxias, que se tornaram a casa ou a empresa de muitos, abrigo, local de trabalho e nos orgulhamos de exercer esse ofício no sentido de tornar a vida das pessoas melhor.

 

POVO CAXIENSE – O TRABALHO NOS REALIZA


Caxias tem um povo hospitaleiro e solidário, um exemplo recente são os depoimentos emocionantes dos atletas das Surdolimpíadas.

 

Temos histórico de receber bem, dividir, prosperar juntos. 

Além disso, são inúmeros os projetos sociais que contam com a mobilização e força solidária da comunidade.

 

 

“O trabalho não é um fardo para o caxiense, o trabalho nos realiza. Esse realizar é o que me encanta.”

 

 

BAIRRO EXPOSIÇÃO – UM LUGAR PARA VIVER BEM

 

O Bairro Exposição é próximo do centro da e das principais vias de acesso aos diversos pontos da cidade, tem acesso a tudo o que se precisa: mercado, padarias, confeitarias, farmácias, espaços de saúde e estética, escolas, lazer entre tantos outros serviços.

 

O dia a dia pode ser feito todo a pé, sem necessidade de transporte e ao mesmo tempo que conta com esta estrutura, é tranquilo, silencioso, bonito e arborizado.

 

 

Viver no  Exposição é aproveitar o melhor da vida urbana em Caxias, exemplo maior da história de evolução da cidade!

 

 

Parabéns ao povo caxiense que construiu uma linda História de Evolução nestes 132 anos que completa a cidade de Caxias do Sul e aos 17 anos da Sperinde Caxias!

 

 

Escolha aqui seu lugar para viver bem no Bairro Exposição.

 

Caxias do Sul é um lugar para viver bem!  ❤️



CONTE CONOSCO.

ALUGUEIS E ADMINISTRAÇÃO DE CONDOMÍNIOS.


Fale conosco por Whatsapp:

 

Caxias do Sul 54 – 99612-6728

 

Porto Alegre 51 – 99923-6148

 

 

Caxias do sul – uma história de evolução

 

Caxias do sul: primeira sede latino americana das surdolimpíadas 

 

APP Sperinde proprietário: Acompanhe todas as etapas de locação do seu imóvel 

 

Nova lei altera assembleias de condomínios