Bairro Centro: tradição e encontros em Caxias do Sul

 

No dia dos 132 anos de Caxias do Sul, a Sperinde Imóveis Caxias, parabeniza a cidade que está no ranking dos 100 melhores municípios brasileiros para se viver e é a primeira cidade gaúcha a liderar essa lista. Em homenagem ao aniversário da cidade , a Sperinde faz um passeio por importantes bairros de Caxias do Sul pelo olhar de pessoas com trajetórias que fazem parte da História de Evolução da cidade.

 

 

Foto: Miriam Cardoso Souza 

 

CAXIAS – A FORÇA DA IMIGRAÇÃO NA ORIGEM E EVOLUÇÃO DA CIDADE

 

A chegada dos primeiros imigrantes italianos em meados de 1875, foi responsável pelo crescimento e progresso da região da serra gaúcha, a partir do cultivo de uva e vinho. Assim Caxias ficou conhecida nacionalmente pela Festa Nacional da Uva. Com os imigrantes também iniciou o processo de desenvolvimento dos setores agrícola e industrial, fortalecendo ao longo dos anos os demais setores da economia, como o de serviços e do comércio. Isso tudo se deve a garra e empreendedorismo dos imigrantes e consequentemente do povo de Caxias do Sul.

 

 

BAIRRO CENTRO – ONDE AS RUAS SÃO CHEIAS DE VIDA

 

Local de encontros e de convivências, o Bairro Centro é o palco da nossa narrativa para homenagear os 132 anos de Caxias do Sul e a origem da cidade!

 

Convidamos quem faz a história do bairro, um lugar que constrói memórias de encontros, com um bom café, negócios, ótima gastronomia e mantém a tradição com joias, que passam de geração a geração, para nos contar tudo que podemos desfrutar no Centro. Vem com a gente!

 

Foto: Miriam Cardoso Souza 

 

Descrito por quem vive e participa da história de evolução de Caxias , o Centro evoluiu como nas grandes cidades, trazendo um contraste do histórico com o moderno. Normalmente o centro é onde começa a cidade e a mesma foi se consolidando no seu entorno. Atualmente, é onde o setor serviços tem maior visibilidade e as pessoas transitam em maior volume.

 

O bairro cresceu muito nos últimos anos. Sua expansão trouxe maior diversidade de lojas e prestadores de serviço locais e não-locais. Isso faz com que o Centro continue sendo o bairro de maior demanda e atende a todos os públicos da cidade.

 

“As áreas centrais das cidades são, via de regra, muito efervescentes. Em Caxias do Sul, não é diferente. O Centro tem evoluído, e se modernizado, mas acredito que ainda mantém “um que” de cidade do interior. Acho isso muito importante. Que essa área mantenha a característica de um local de encontros e convivências de todas as pessoas da cidade. O Centro acaba sendo uma “síntese” de todo o nosso município. Espero que não percamos nunca essa atmosfera. E mais, que ela seja potencializada e fomentada por todos, cada vez mais.”   Beatriz Beretta

 

JOALHERIA BERETTA – UM TESTEMUNHO DE SUCESSO DA EVOLUÇÃO

 

Convidamos a Beatriz Beretta, proprietária da Joalheria Beretta, protagonista de uma rica história para compartilhar conosco seu olhar de evolução do Centro de Caxias e da cidade como um todo:

 

“A Joalheria Beretta completa 105 anos de existência nesse ano de 2022. Isso é um orgulho e um privilégio. Em toda nossa história, sempre procuramos fazer nosso melhor, para levar aos nossos clientes um atendimento e um produto diferenciados. Acreditamos que isso é essencial em qualquer atividade, em qualquer área da vida. Essa atitude de fazer o melhor, para também entregar o melhor é o nosso norte. E é nossa maior contribuição para a cidade que nos acolhe e tanto retribuiu em todos esses anos.” 

 

Marco da evolução e mudança para Caxias dos dias atuais


“Sem dúvida alguma foi a alteração do traçado original da então BR 2, atual BR 116. As forças econômicas da cidade, na gestão de Dante Marcucci, atuaram em conjunto para que essa importante rodovia passasse pela nossa cidade. Além da questão topográfica, foram apresentados vários dados estatísticos de nossa produção agroindustrial, e a necessidade de uma alternativa para o seu escoamento, para sustentar o pleito. Dessa forma todo o potencial de Caxias do Sul, outrora praticamente condenado ao isolamento, foi incluído no panorama econômico nacional. “

 

Sobre Caxias do Sul no futuro – Vocação para o empreendedorismo

 

“Caxias do Sul sempre acolheu e deu oportunidades a todos que aqui chegaram. Aqui se originaram várias empresas com representatividade nacional e até internacional. Todos os setores da economia se desenvolvem aqui, isso é raro. Principalmente numa cidade do porte da nossa.  Espero que Caxias do Sul nunca perca essa vocação. Do empreendedorismo, da inquietude, do inconformismo. Essa é a mola propulsora do nosso desenvolvimento. Pois não só empresas, Caxias leva pessoas altamente qualificadas e competentes a atuar nos mais variados setores, em vários lugares do mundo. Mas acredito que precisamos resgatar o sentimento de união. Retomar aquela conjunção de forças que levou a se alterar o traçado de uma rodovia! Só assim poderemos continuar crescendo e evoluindo sempre, não só economicamente, mas em todas as áreas! “

 

Caxias é o meu lugar! Uma história de vida

 

“Em Caxias está toda a minha história. Aqui nasci. Formei minha família, com meu marido, meus filhos e agora meus netos. Essa cidade acolheu meus pais e os avós do meu marido, quando aqui chegaram. Isso é o que me encanta! Caxias do Sul é o meu lugar! Não é perfeito, talvez nem o mais bonito. Mas é o meu lugar. É onde pertenço! “

 

 

CAFÉ NOBRE – 28 ANOS DE ENCONTROS E NEGÓCIOS REGADOS À UM BOM CAFÉ 

 

​Um importante, emblemático e acolhedor marco da evolução no Bairro Centro de Caxias do Sul, o Café Nobre  faz parte e ajuda a contar a história de Caxias há 28 anos! Sempre preocupado com o cuidado e bem estar do cliente, propicia momentos de encontros , socialização e até negócios , além de um bom café como nos conta a proprietária do Café Nobre, Iracy Lovat:

 

Caxias do Sul – Expandir e preservar 

 

“Imagino que com esta crescente na economia, demais bairros sigam expandido e desenvolvendo Caxias em todos os setores. Caxias não pode perder sua hospitalidade, sua forma de acolhimento. Gostaria que com o crescimento da cidade, não perdesse a história dela e valorizasse suas construções, ruas e parque, deixando-a bonita visualmente e segura para nossa população.”

 

Brilho no olhar que mantém viva a tradição 

 

“O que mais me encanta é o orgulho das pessoas de nossa cidade em manter viva a nossa história, através da nossa festa da uva, dos eventos sociais, mantendo a nossa tradição viva.”

 

 

BUFFET ARISTOCRATA – MEMÓRIAS AFETIVAS DE GERAÇÃO A GERAÇÃO

 

Emeline Marin e Karenina Marin, proprietárias do Buffet Aristocrata, nos enchem o coração com seus relatos:

 

“O Buffet Aristocrata desempenha o papel de consolidar a gastronomia local proporcionando lembranças de importantes momentos na vida dos nossos clientes. Lembranças estas que ficam presentes por anos no coração das pessoas vinculando a nossa gastronomia a memórias afetivas que passam de geração em geração. “

 

 Caxias do Sul – Tradição, gastronomia e afeto 

 

“O que nos encanta em Caxias, é a rica gastronomia da região, como os imigrantes vincularam o afeto à comida, acreditamos que é de grande traço da cidade essa combinação. Nós do Buffet Aristocrata buscamos perpetuar essa cultura de culinária e amor”

 

Visão de futuro – Turismo, alimentação, história e cultura 

 

“Imaginamos a cidade sempre proporcionando desenvolvimento econômico na região através da indústria e dos serviços, gerando empregos e qualidade de vida para os cidadãos. Uma mudança positiva para a cidade seria maior investimento no turismo local, algo que já existe na serra gaúcha mas Caxias do Sul poderia se desenvolver, no setor de alimentação bem como apoio a empreendedores locais que buscam exaltar a história da cidade, que é muito rica em cultura. “

 

A Caxias que eu imagino para o futuro tem um componente de utopia, mas que é essencial para seguirmos em frente. Gostaria de ver uma cidade voltada para as pessoas, que pudéssemos ter segurança com ruas bem iluminadas, que os trajetos pudessem ser feitos a pé e não de carro com vidros trancados e em permanente estado de alerta. Os problemas sociais que hoje temos, como pessoas morando nas ruas, fossem apenas memórias que nos envergonham. Toda a estrutura de água, esgoto, escolas, estivesse ao alcance de todos os moradores da cidade.

 

EMPREENDEDORISMO DE SUCESSO NO BAIRRO CENTRO 

 

Parabéns Joalheria Beretta, Café Nobre e Buffet Aristocrata, pelo sucesso e exemplo de empreendedorismo e garra, vocação do povo caxiense, protagonistas da história de evolução de Caxias do Sul!

 

Muito obrigada por estarem juntos conosco.

 

Parabéns ao povo caxiense que construiu uma linda História de Evolução nestes 132 anos que completa a cidade de Caxias do Sul!

 

A Sperinde Imóveis se orgulha de estar junto, há 17 anos, participando dessa história.

 

Caxias do Sul é um lugar para viver bem! Escolha aqui um lugar para você viver bem em Caxias.

 

 

CONTE CONOSCO.

ALUGUEIS E ADMINISTRAÇÃO DE CONDOMÍNIOS.


Fale conosco por Whatsapp:

 

Caxias do Sul 54 – 99612-6728

 

Porto Alegre 51 – 99923-6148

 

 

Caxias do sul – Uma história de evolução

 

Bairro Exposição: O mais desejado para morar e viver em Caxias

 

APP Sperinde proprietário: Acompanhe todas as etapas de locação do seu imóvel 

 

Nova lei altera assembleias de condomínios