MANUTENÇÃO PREVENTIVA EM CONDOMÍNIOS EM PERÍODOS DE CHUVAS

Viver em condomínio oferece uma série de benefícios, mas também demanda cuidados especiais, especialmente para prevenção de eventos climáticos intensos como tempestades e alagamentos. A recente situação climática do estado serve como alerta para a importância da manutenção preventiva em condomínios, garantindo não apenas a segurança dos moradores, mas também a preservação do patrimônio.

 

Uma boa administração de condomínio garante prevenção e assessoria para eventos climáticos e todas as demandas do síndico e moradores

 

Confira algumas medidas:

 

 

CUIDADOS ESPECÍFICOS: LIMPEZA E ATENÇÃO AS ESTRUTURAS

 

Dentre as principais recomendações estão as limpezas periódicas dos seguintes itens:

 

1 – Ralos e grelhas

2 – Calhas

3 – Caixas de esgoto

4 – Inspeções de dreno no jardim

5 – Verificação constante de coberturas e telhados são fundamentais

 

 

 

CUIDADO COM A PODA E A SAÚDE DAS ÁRVORES

 

A poda e a manutenção regular dos jardins e das árvores em condomínios é uma prática preventiva que o síndico deve estar sempre atento, em especial em prevenção as quedas em caso de tempestades. Outro fator de risco que precisa ser observado, é a saúde de árvores mais antigas, no condomínio e nos arredores, também evitando acidentes e quedas.

A Prefeitura Municipal de Porto Alegre e de Caxias do Sul disponibilizam vistorias em árvores e vegetais em áreas públicas que possam estar próximos ao condomínio. Além disso, para árvores na área condominial, o síndico pode também solicitar através de um serviço específico também oferecido pela Prefeitura de manejo e vegetação em áreas particulares (poda e remoção).

 

 

 

 

EQUIPAMENTOS DE PREVENÇÃO CONTRA ALAGAMENTOS

 

Além de limpeza periódica, manutenção estruturais, poda e remoção de árvores que ofereçam riscos, a avaliação para alugar ou adquirir equipamentos contra alagamentos, também é um recurso a ser avaliado pelo síndico, conselho e moradores. 

Equipamentos como bombas de sucção e geradores de energias são itens que conforme perfil, porte e necessidade do condomínio devem ser considerados.

 

Os geradores de energia garantem a continuidade de fornecimento elétrico durante quedas ou interrupções, prevenindo muitas perdas e garantindo o conforto e funcionamento do condomínio. Importante consultar profissionais especializados para identificar a potência necessária e escolher equipamentos confiáveis.

 

Já, para casos de alagamentos, como, por exemplo, nos poços dos elevadores, é necessário que o síndico ou responsável acione a empresa conservadora dos elevadores para orientação e posterior avaliação dos equipamentos.

 

 

A IMPORTÂNCIA DO TREINAMENTO DOS FUNCIONÁRIOS DO CONDOMÍNIO

 

Além de todas as medidas preventivas de limpeza, manutenção, vistorias estruturais e eventual necessidade de contratação de profissionais em caso de tempestades e alagamentos, é fundamental que os funcionários do condomínio sejam orientados e treinados para agir com eficiência em situações de emergência. Conhecimento dos procedimentos adequados aumenta a capacidade de resposta rápida.

 

Uma boa administração de condomínio garante prevenção e assessoria para eventos climáticos e todas as demais demandas do síndico e moradores

 

CONTE CONOSCO
TUDO PARA FACILITAR A ADMINISTRAÇÃO DO SEU CONDOMÍNIO.

Fale conosco, solicite uma proposta e ganhe apoio integral na administração de seu condomínio, ou pelo Whatsapp: Porto Alegre 51 99923-6148 e Caxias 54 99612-6728.

 

LEIA MAIS:

LTIP: ATENÇÃO PARA A LEI DE INSPEÇÃO PREDIAL DE CONDOMÍNIOS 

ANUNCIAR E ALUGAR IMÓVEIS FÁCIL E SEM BUROCRACIA