CAXIAS DO SUL: PRIMEIRA SEDE LATINO AMERICANA DAS SURDOLIMPÍADAS

Caxias do Sul foi sede neste mês de maio, da 24ª edição das SURDOLIMPÍADAS, terceiro maior evento poliesportivo internacional, atrás apenas das Olimpíadas e Paraolimpíadas. Esta edição foi a primeira realizada na América Latina, após 98 anos de disputas. A Sperinde Imóveis convidou o Guia de Caxias do Sul, para saber mais deste grande evento de caráter inclusivo, como bem destacou o Prefeito de Caxias, Adiló Didomenico. 

 

 

 

 

O Guia começou como uma publicação impressa há 16 anos e, com as mudanças do mercado da comunicação, foi se adaptando, mas sem nunca perder o propósito de mostrar “o que tem para fazer em Caxias do Sul.”

De forma gratuita, oferece um mapeamento dos atrativos das áreas urbanas e rural, com filtros por geolocalização, segmentos e distritos, entre outros.

Foi idealizado e é dirigido por Marivania Sartoretto, uma pessoa apaixonada por Caxias do Sul!

 

“Antes de falar que não há nada para fazer em Caxias do Sul, olhe o portal. Existem muitos atrativos que são desconhecidos de quem vive por aqui.” –  Marivania Sartoretto

 

 

ORIGEM DAS SURDOLIMPÍADAS 

 

A primeira edição foi realizada em Paris, França,​ em 1924. Este foi o primeiro evento esportivo para pessoas com necessidades especiais e é o segundo mais antigo do mundo, depois apenas dos Jogos Olímpicos.

Organizada pelo Comitê Internacional de Esportes para Surdos, as Surdolimpíadas ocorrem de quatro em quatro anos, a última edição aconteceu na Turquia, em 2017. 

Por conta da pandemia do coronavírus, o intervalo entre uma competição e outra, que era de quatro anos, foi ampliado para cinco.

 

 

PORQUE CAXIAS DO SUL FOI ESCOLHIDA SEDE DA 24ª EDIÇÃO DAS SURDOLIMPÍADAS?

 

A infraestrutura que já existia em Caxias foi um dos motivos. Também houve uma grande mobilização e trabalho por influência de Gustavo Perazzolo, presidente do Comitê Internacional de Esportes para Surdos e natural da cidade, que já havia participado de muitas outras modalidades, de sul-americanos, pan-americanos e mundiais, todos em Caxias do Sul.

 

Com o Brasil já definido como país-sede, a cidade venceu a concorrência com capitais, por ser tradicional na prática de esportes para surdos e sede de outros eventos no passado.

 

“O esforço foi feito porque a Surdolimpíadas deixará a marca do desenvolvimento no esporte, na inclusão e representatividade. Além de ser uma demonstração da Prefeitura de valorização da comunidade surda, o evento também impulsiona Caxias do Sul para o mundo” Adiló Didomenico, Prefeito de Caxias do Sul 

 

 

CONHEÇA O QUATI, MASCOTE DA SURDOLIMPÍADAS

 

 

Vencedor do concurso, o estudante Ezequiel Becchi de Flores da Cunha, desenhou o Quati para representar os jogos. A escolha foi inspirada no quati-de-cauda-anelada, ambientado em diversos habitats, desde a Colômbia até o sul do Brasil, e considerado um animal de alta capacidade de adaptação. O chapéu que acompanha o desenho, representa a cultura agrícola da região da serra gaúcha e é um símbolo dos produtores de uva; já o lenço vermelho, faz referência à cultura gaúcha. 

 

 

ABERTURA DAS SURDOLIMPÍADAS EM CAXIAS DO SUL 

 

 

A abertura oficial aconteceu em 1/05, no Ginásio de Esportes do Sesi com lotação total e saudação do Prefeito Adiló Didomenico, às delegações dos 77 países.

 

“Aqui se inicia uma jornada inclusiva, em que se compartilha cultura, histórias e, acima de tudo, a promoção do respeito e a celebração da superação” – Adiló Didomenico, Prefeito de Caxias

 

NÚMEROS DAS SURDOLIMPÍADAS EM CAXIAS 

 

 

De 1 a 15 de maio, Caxias foi palco deste grande evento esportivo internacional, recebendo delegações de mais de 78 países e aproximadamente 5.000 pessoas entre surdoatletas, comissões, técnicas, equipes e visitantes. 

Além destes e de papel fundamental para a comunicação de todos, os tradutores-intérpretes também estiveram presentes. Foram aproximadamente 30 na competição que atuaram em duplas, uma de libras e outra de sinais internacionais. 

 

Entre os países participantes, o Brasil teve a maior delegação de sua história, com 325 surdoatletas, seguido pela Ucrânia, 258, Quênia 242, Estados Unidos 216, Turquia 192, Polônia 156, e assim sucessivamente.

 

Confira todos os países participantes aqui.

 

 

LOCAIS DAS COMPETIÇÕES

 

 

 

As competições aconteceram em vários locais que foram especialmente preparados e adaptados para receber tão grande número de atletas especiais.

Confira aqui todos os locais que sediaram as competições por modalidades. 

 

 

CAXIAS RESPIRA ESPORTE E CULTURA

 

 

A surdolimpíadas trouxe grande parte da cultura global para Caxias do Sul. Promoveu uma grande união de povos não apenas nos locais de provas e nos hotéis, mas também pelos mercados, nas calçadas e nos restaurantes.

 

Nos Pavilhões da Festa da Uva foi montado um grande QG onde os ônibus chegavam dos hotéis com os atletas e de lá seguiam para o local de competição de sua modalidade.

 

 

IGUALDADE ATRAVÉS DO ESPORTE 

 

“O esporte é algo que une a todos como sociedade, um laço que rompe as diferenças e leva todos à um caminho de respeito, e os surdos provaram isso com muita garra e orgulho ao longo do tempo. O movimento surdolímpico é o elo entre o esporte e a comunidade surda, um estandarte da diversidade e um marco da equidade em todos os cantos do mundo. Estar envolvido com este movimento é não apenas comprometer-se com o futuro da sociedade, mas praticar o ato de empatia com os diferentes de quem somos”. Gustavo Perazzolo, Presidente Interino ICSD  

 

A Sperinde Imóveis parabeniza aos envolvidos que trabalharam para fazer de Caxias do Sul, sede deste importante evento, que acima de tudo, celebra e incentiva a igualdade através do esporte.

 

 

CONTE CONOSCO.
ALUGUEÍS E ADMINISTRAÇÃO DE CONDOMÍNIOS.

 

Fale conosco por Whatsapp:

Caxias do Sul 5499612-6728

Porto Alegre 5199923-6148

 

 

4 dicas para viver Caxias do Sul ao ar livre

 

APP Sperinde para facilitar a administração e a vida em condomínio

 

Contrato de aluguel: 6 dicas para você alugar tranquilo