Caxias do Sul – Uma História de Evolução

 

Em homenagem aos 132 anos de Caxias do Sul, Pérola das Colônias e 17 anos da Sperinde em Caxias, realiza um passeio pela História de Evolução da Cidade. Terra da uva e do vinho, um dos maiores pólos metais-mecânicos do Brasil, segunda maior cidade do Rio Grande do Sul, fez sua história de evolução acontecer desde a chegada dos primeiros imigrantes.

 

Para contar essa história de evolução, convidamos pessoas e empresas que testemunharam, fizeram a diferença e ainda fazem, na evolução da cidade e nos bairros que empreendem. Um olhar de quem vive a cidade e colabora, de forma significativa, na construção de Caxias do Sul como um lugar ainda mais atrativo para se viver, trabalhar e morar.

 

 

Vamos trilhar pela história de evolução da cidade, aos olhos e relatos de quem ajudou a construir.

 

 

Foto: Miriam Cardoso 

 

A Pluralidade de um Povo

 

Caxias do Sul tem uma particularidade diante das demais cidades da Serra Gaúcha porque assim que foi concebida, desde os tempos da chegada dos primeiros imigrantes, acolheu novos moradores. E não vieram somente os italianos, por aqui também chegaram alemães, poloneses, austríacos, portugueses, africanos, entre tantos outros povos.

Inclusive, nos dias de hoje vemos esses movimentos migratórios ainda acontecendo em Caxias do Sul, que não só recebe, mas também exporta, muita inteligência humana.

 

A cidade só existe e se tornou referência nacional justamente pela pluralidade do seu povo. E não se trata apenas de movimentos migratórios internacionais. A cidade recebe diariamente pessoas vindas de outras cidades do Rio Grande do Sul, bem como de outros estados da federação. A terra das oportunidades, mas também de muitos desafios.

 

Caxias é plural por natureza. Respira clima de montanha. Importa e exporta matéria humana, sabedoria, conhecimento. É uma cidade tradicional que também se abre ao novo.

 

É na acolhida sincera que o crescimento acontece. Às vésperas de completar 132 anos, a imponente e também agora olímpica cidade, carinhosamente chamada de Pérola das Colônias, abre-se ainda mais para o mundo, pondo sua bandeira no lugar a que lhe é de direito. 

 

Caxienses nativos ou de coração, orgulham-se da cidade que se descortina.

 

 

Região Metropolitana da Serra Gaúcha

Foto: Miriam Cardoso

 

A Região Metropolitana da Serra Gaúcha, criada em 2013, é um conglomerado habitacional e em franca ebulição cultural. A sua cidade-sede é Caxias do Sul, e que recentemente recebeu a 24ª edição das Surdolimpíadas. Um evento de âmbito mundial que trouxe para a cidade, atletas de vários países, compondo delegações que carregavam nas suas bandeiras, o amor pelas suas pátrias.

 

 

Turismo Cultural, Histórico e de Negócios

Foto: Miriam Cardoso

 

Na sua larga produção, Caxias entrega ao mercado: do parafuso ao ônibus, do tijolo ao arranha-céu, da uva ao vinho, do aço ao trem, da semente à plantação, do rascunho ao livro, da lã ao cobertor. Caxias do Sul faz de tudo.

 

A cidade convida também ao lazer, nos mais diferentes campos. Promove o turismo cultural, histórico, de negócios e tecnológico. Preocupa-se, com todas as suas forças, com o seu legado ambiental para um mundo com tantas incertezas.

 

 

Festa da Uva

 

 

Foto: Miriam Cardoso

 

“Estamos no outono. É tempo do descanso das videiras. É tempo de elaborar a bebida dos deuses. Sorver com cuidado e paixão o fruto do trabalho deste chão. Degustar as notas amadeiradas e frutais que a terra se encarregou de adicionar.” – Gabriel Gianella, Filial Sperinde 

 

Datada de 1931, quando da sua primeira edição, a Festa da Uva é um marco histórico para Caxias e para a história do Brasil. O que de início foi criado para mostrar a produção das videiras, anos depois transformou-se numa grande feira agroindustrial que traz à tona a produção de pólo metal-mecânico sem perder sua originalidade e essência.

 

Foi na Festa de 1972 onde houve a primeira transmissão da TV à cores para todo Brasil. Neste 2022, comemorou-se os 50 anos desse grande feito.

 

E em meio a tudo isso, que não é pouco, a cidade elege uma rainha e promove uma das maiores festas populares do Brasil. Passado, presente e futuro comungam e convivem harmoniosamente. Entrelaçados em suas histórias, os tempos celebram a uva da vida que encanta e saboreia o imaginário de um povo que ergueu, à muitas mãos, a vibrante e inquieta Caxias do Sul.

 

Já é da cultura da Festa que na abertura das suas edições, o Presidente da República é quem corta a fita inaugural. Isso se deve a relevância da Festa no cenário nacional. Caxias mostra sua força através da Festa, das pessoas e de tudo aquilo que produz no agro e na indústria.

 

Caxias do Sul é um lugar para viver bem!  ❤️

 

A Sperinde Imóveis parabeniza Caxias do Sul pelo seu aniversário de 132 anos neste mês de junho.

 

CONTE CONOSCO.
ALUGUEIS E ADMINISTRAÇÃO DE CONDOMÍNIOS.

 

Fale conosco por Whatsapp:

 

Caxias do Sul 5499612-6728

 

Porto Alegre 5199923-6148

 

 

4 dicas para viver Caxias do Sul ao ar livre

 

APP Sperinde para facilitar a administração e a vida em condomínio

 

Contrato de aluguel: 6 dicas para você alugar tranquilo