ABRACE SAÚDE CRIANÇA – ALIMENTO E EDUCAÇÃO

Abrace Saúde Criança – alimento e educação é uma campanha do Fazer o Bem Sperinde em apoio as crianças da Associação Saúde Criança Porto Alegre, portadoras de doenças crônicas e que vivem em vulnerabilidade social. A Associação atua vinculada ao Hospital da Criança Conceição e assiste as crianças e famílias com base em cinco pilares – saúde, moradia, cidadania, educação e renda familiar. 

ABRACE SAÚDE CRIANÇA – alimento e educação é uma campanha do Fazer o Bem Sperinde que é nosso programa de responsabilidade social. Temos como propósito engajar a comunidade, clientes e amigos em benefício da solidariedade. Juntos podemos fazer mais e contamos com você.  

 

Apoiamos e criamos ações para instituições variadas, em Caxias do Sul e em Porto Alegre, principalmente aquelas que atendem crianças em situação de vulnerabilidade social. 

 

Precisamos olhar além do nosso entorno e cenário e agirmos para construir um mundo e um futuro melhor para essas crianças, adolescentes e famílias.

Vem com a gente para continuar levando saúde e inclusão para as crianças!

CAMPANHA ABRACE SAÚDE CRIANÇA – Alimento e Educação

Nossa campanha tem como objetivo arrecadar cestas básicas, vales gás de cozinha, produtos de higiene pessoal e doméstica para 45 crianças e adolescentes assistidos pela Associação Saúde Criança Porto Alegre e suas respectivas famílias, totalizando 180 pessoas. 

 

A campanha ABRACE Saúde Criança está junto com a Moeda do Bem, uma startup que arrecada investimentos para projetos sociais. Pelo site da startup, você escolhe o valor para ajudar as crianças e, inclusive, sua ajuda pode ser mensal. Agora é muito mais fácil e seguro ajudar. São valores bem acessíveis e que juntos, podemos fazer a diferença na vida dessas crianças e famílias que enfrentam a doença em meio a muitas outras dificuldades, um universo tão diferente do nosso.

Você quer participar? Então conhece melhor e vem com a gente…

 

Saúde Criança Porto Alegre

 

“Há 14 anos o Saúde Criança transforma a vida de famílias de crianças que vivem em vulnerabilidade social e são atendidas pelo Hospital Criança Conceição. Temos mais de 90 voluntários que diariamente acreditam e lutam por esse projeto. Eles fazem a diferença e você pode fazer também: doe para o saúde criança e, assim como eu, tenha a certeza que o dinheiro está sendo investido em uma Porto Alegre, um Brasil, um mundo melhor.”

Suzana Garcia
Presidente do Saúde Criança Porto Alegre

 

Grande projeto e legado

Múltiplas reinternações de crianças no Hospital da Lagoa, no Rio de Janeiro, foi o que levou a pediatra Vera Cordeiro a fundar a Ong Saúde Criança em 1991. A partir de uma metodologia pioneira e multidisciplinar, a organização passou a prevenir a reincidêncida das internações ao proporcionar melhores condições de saúde a famílias em extrema vulnerabilidade social.

 

Saúde como instrumento de inclusão social

Saúde Criança Porto Alegre é uma organização social sem fins lucrativos, fundada em 2007, que atende famílias com crianças e adolescentes portadores de doenças crônicas e em situação de vulnerabilidade social.

 

O encaminhamento das famílias a serem assistidas é realizado por profissionais voluntários que trabalham no Hospital Criança Conceição. Eles identificam crianças que apresentam muitas internações e acessos à emergência, cuja situação física, psicológica e social seja de alto risco.

 

Após receberem alta da internação hospitalar, muitas crianças que vivem em situação de extrema pobreza acabam doentes novamente, aumentando os casos de reinternação. 

 

As famílias encaminhadas passam por uma triagem onde são levantadas informações gerais e histórico de saúde. Com base nestas informações, os voluntários da equipe técnica, composta por psicólogos , nutricionistas, advogados, médicos , psicopedagogos, pedagogos e assistentes sociais , junto com a família, traça um Plano de Ação Familiar – PAF que abrange cinco áreas: Saúde, Moradia, Cidadania Educação e Renda Familiar.

 

O tempo de permanência de cada família é de aproximadamente 2 anos. Período necessário para família melhorar suas condições de vida de garantir a continuidade de melhorias.

 

Com esse apoio, as famílias podem construir sua autonomia, tendo plena consciência sobre seus direitos e deveres, além de oferecer um ambiente saudável para o desenvolvimento das crianças e adolescentes.

 

 

“A Associação Saúde Criança Porto Alegre oportuniza a cada família assistida um novo caminho rumo à autonomia. Acolhimento, comprometimento e entrega são os pilares do trabalho da equipe de voluntários. Fazer parte desta corrente qualifica ainda mais o meu propósito como médica. “

 

Priscila Coelho Amaral
Médica do HCC e voluntária do Saúde Criança

 

Objetivos

–  Quebrar o ciclo de inúmeras internações hospitalares.

 

–  Proporcionar melhores condições de saúde e bem estar para as crianças atendidas e seus familiares

 

–  Promover a reestruturação e o auto sustento do núcleo familiar.

 

Voluntariado

 

“Não devemos somente usufruir das benesses da vida, viver sem pensar no outro, cada ação que pratico em beneficio de alguém vai fazer a diferença. E aí está o Saúde Criança, onde compartilho o que sei fazer para tornar outras pessoas, outras famílias mais realizadas e felizes. Você já conhece este trabalho? Se ainda não, procure conhecer. É um trabalho bastante diferenciado e amplo na sua dimensão. Atua diretamente com as famílias, as tornando mais ativas na busca das suas necessidades. Aí está a diferença. Ensina, promove a cidadania.”

 

Ione Nichele
Pedagoga, voluntária do Saúde Criança Porto Alegre

 

Contamos com você! ABRACE Saúde Criança – Alimento e Educação e ajude crianças e adolescentes com doenças crônicas da Associação Saúde Criança Porto Alegre. O futuro é construído por muitas mãos.

Invista seu tempo, talento e vontade de ajudar as crianças, sendo voluntário ou doador da ASCPOA.

CLIQUE AQUI E FAÇA SUA DOAÇÃO.

 

Fazer o bem Sperinde e Alimentar Pão dos Pobres, agora junto com a Moeda do Bem.

Pão dos Pobres: Sua Solidariedade na emergência da pandemia