Quando ainda se é universitário, o aluguel pode ser uma das despesas mais altas. Procurar colegas ou amigos para compartilhar a moradia é uma boa opção, mas exige cuidados.
Despesas de moradia normalmente representam a maior parte dos gastos dos brasileiros, afinal, são diversas contas: aluguel, cota condominial, IPTU, energia, água, limpeza. Somando isso tudo, fica fácil entender porque a moradia compartilhada é uma crescente no últimos tempos, nos bairros centrais.
O perfil de quem busca pessoas para dividir despesas é diversificado: de estudantes que acabaram de entrar na faculdade, a pessoas que mudam de cidade por causa de trabalho e ainda os jovens que estão saindo da casa dos pais.
COMO DIVIDIR UM APÊ COM SEGURANÇA
1. Para começar a busca, converse com seus amigos e familiares e cadastre-se em sites que conectam pessoas interessadas em dividir apartamento. Assim, o interessado filtra moradia pelo bairro e orçamento.
2. Defina o orçamento. Apesar de dividir os custos, dividir a moradia pode gerar imprevistos. Tenha em mente que além da sua parte no aluguel, os valores de energia elétrica e outras despesas variam mês ao mês pelo consumo. Além disso, podem haver manutenções imprevistas, que acarretá em custos fora do previsto.
3. Proteja-se. Por mais referências que se tenha, importante considerar que em boa parte dos casos são pessoas desconhecidas que compartilham moradia. Então, todo cuidado é importante: garantias e contratos são boas opções. Caso for alugar um quarto, o locatário pode pedir um aluguel adiantado. Caso esteja alugando de alguém, é importante conversar com os inquilinos anteriores e deixar claro o termo de locação.
Além disso, importante combinar os itens que serão ratiados como limpeza e manutenção, para evitar desentendimentos futuros.
4. Detalhes: na hora de definir o local, alguns detalhes devem ser verificados: se imóvel tem/precisa ter garagem; mobília; animais de estimação. Itens que podem valorizar ou não a sua moradia compartilhada.
Pensando em alugar um apartamento grande para dividir? Fale com um de nossos consultores ou encontre aqui o seu lugar para viver bem.