RISCOS DE ALUGAR DIRETO COM O INQUILINO EM PORTO ALEGRE E CAXIAS DO SUL

A princípio, proprietário de imóvel alugar direto com o inquilino em Porto Alegre e Caxias do Sul até parece bem mais cômodo, fácil e sem dores de cabeça. Entretanto, optar por esse processo de locação pode gerar riscos a curto e a longo prazo para o proprietário.

Para entender os problemas que podem ocorrer, confira as dicas a seguir.

 

O QUE PODE DAR ERRADO?

 

Um dos principais problemas é não obedecer à lei nº 8.245, de 18 de outubro de 1991, conhecida informalmente como Lei do Inquilinato. Esta é a legislação que trata das regras de locação de imóveis urbanos dentro do território nacional. Se o locador, proprietário do imóvel, não tem conhecimento sobre todos os deveres que deve cumprir, segundo a lei, e além disso não redigir nitidamente essas informações no contrato, pode acarretar em um processo jurídico.

 

Outro ponto é ter conhecimento sobre as garantias locatícias que estão previstas na lei, que têm como objetivo trazer mais proteção para ambas as partes. Apesar disso, a falta de experiência ou conhecimento sobre as regras aplicáveis em cada um dos tipos existentes pode dificultar a locação.

 

Já em relação a uma locação sem um contrato escrito, o proprietário enfrentará um problema ainda maior, pois não há como provar e contestar até mesmo seus direitos.

 

Também é de suma importância analisar para quem o imóvel vai ser alugado. Desde uma análise de crédito, histórico de locação, renda familiar, entre outros. Contudo, todas essas informações não são simples de serem verificadas.

 

Outro fator é analisar o fiador. É fundamental avaliar se há como garantir ao proprietário do imóvel que ele não terá prejuízos, caso o inquilino tenha problemas para o pagamento do aluguel. Uma vez que o inquilino não cumpre com as obrigações é necessário tomar as providências para efetuar o despejo.

 

Esta providência, entretanto, é bastante complexa, sendo muitas vezes necessária uma ação judicial, com a qual há gastos como, custas processuais e honorários de advogado. Sem falar no tempo de processo sem receber os aluguéis. Em razão disso, o proprietário precisa saber como abordar o inquilino corretamente e quais práticas são permitidas por lei.

 

O maior problema é quando o contrato não dá amparo suficiente ao proprietário, quando o prejuízo será ainda mais catastrófico.

 

riscos-de-alugar-direto

 

RISCOS DE ALUGAR DIRETO COM O INQUILINO

 

Um contrato de locação mal feito pode gerar um problema muito grande no futuro e, por vezes, sem solução na cobrança de aluguéis, taxas de condomínio e reparos. Por isso, alguns pontos são extremamente importantes tais como: critérios de análise de cadastro com ferramentas digitais, contratos elaborados no rigor da lei e laudos técnicos de vistoria do imóvel com descrição minuciosa, são alguns processos utilizados por imobiliárias que garantem a segurança necessária aos interesses do proprietário.

 

PONTOS DE ATENÇÃO EM UM CONTRATO DE LOCAÇÃO:

 

1 . ANÁLISE CADASTRAL E RISCOS DE INADIMPLÊNCIA
Análise cadastral criteriosa é por onde tudo começa, é fator determinante para a segurança do cumprimento do contrato. Atualmente é feita de forma digital com análise de dados que minimizam quase a zero os riscos de alugar para quem não terá condições de honrar com as obrigações do contrato.

 

2. LAUDO DE VISTORIA INICIAL E FINAL

É fundamental documentar a vistoria do imóvel com laudo técnico e fotos garantindo exigência de consertos e danos por parte do locatário.

 

3 – RISCOS NA COBRANÇAPara garantir a cobrança em eventual descumprimento do contrato, valor do aluguel, taxa e data de reajuste, período de vigência, quem paga custos extras, quais despesas são de responsabilidade do locador e quais do locatário, prazo do contrato e multa na entrega antecipada, são alguns dos dados essenciais à garantia e execução contratual.

 

4. GARANTIA DE CONTRATO MAIS ADEQUADAOutro fator de extrema importância, é a escolha e aprovação da garantia do contrato conforme perfil do locatário. Hoje são inúmeras as modalidades de garantias além das legais ou até, alugar sem garantia já é prática do mercado, desde que o locatário atenda as exigências e critérios de análise de crédito e outros. A escolha da garantia adequada, é fator decisivo para tranquilidade do proprietário.

 

 

 

VALE A PENA ANUNCIAR MEU IMÓVEL EM UMA IMOBILIÁRIA?

 

A tecnologia e a utilização de dados para segurança dos contratos é uma realidade de imobiliárias atentas à inovação na busca de garantia para administração do patrimônio dos proprietários de imóveis.

 

Fazer sozinho é possível, mas às vezes o barato pode sair caro. A contratação de especialistas do mercado imobiliário assegura tranquilidade e segurança de estar fazendo da forma mais segura.

 

Ter uma imobiliária para intermediar e administrar o contrato de locação do imóvel é extremamente vantajoso ao avaliar a relação custo-benefício.

 

Afinal, quando o imóvel está nas mãos de outra pessoa é necessário muito cuidado para que, no futuro, não ocorram problemas muito maiores do que se comparado ao valor investido em taxa de administração pela imobiliária.

 

Um ponto que vale ressaltar é em relação a avaliação e divulgação do imóvel. Na Sperinde Imóveis, seu imóvel é avaliado e analisado em detalhes, valorizando seu patrimônio. Além disso, ganha ampla divulgação nos principais portais imobiliários, anúncios em portais de busca e redes sociais, fotos profissionais, milhares de acessos no site da Sperinde e centenas de locatários buscando pelo seu imóvel, a cada dia.  Anúncios 100% gratuitos e online.

 

E no APP Sperinde Proprietário, o locador acompanha todas as informações e movimentações da negociação do imóvel, como: visitas e propostas em tempo real. Após aprovação da proposta de locação, realizamos análise criteriosa de crédito e cuidamos de tudo para você até final do contrato.

 

Quer saber mais? Clique aqui.

 

Conte com a Sperinde Imóveis!

 

ALUGUE SEU IMÓVEL COM AGILIDADE E SEGURANÇA.

Se preferir, fale agora mesmo conosco por WhatsApp para anunciar seu imóvel:

Porto Alegre 5198904.3782  | Caxias do Sul  549962-9103.

 

 

App Sperinde Proprietário: o único com dados completos para você!

 

6 Razões para você anunciar seu imóvel e receber os aluguéis sempre em dia.

 

Saiba como alugar fácil um imóvel sem fiador ou garantias na Sperinde Porto Alegre.