PREVISÃO ORÇAMENTÁRIA E O CONTROLE DE GASTOS DO CONDOMÍNIO

O planejamento financeiro é de essencial importância para a economia do condomínio. Mas, ainda mais importante que planejar, é de fato cumprir a previsão orçamentária.

 

PREVISÃO ORÇAMENTÁRIA

 

A previsão orçamentária tem como objetivo direcionar o trabalho do síndico do condomínio, com base nas decisões tomadas em assembleia.

 

A partir dela, sabe-se quanto é possível gastar sem comprometer a boa economia do condomínio. Deve ser elaborada anualmente, com estimativas de receita e despesas ordinárias, além de uma reserva para eventualidades.

 

A estimativa de quanto será gasto pelo condomínio anualmente deve ser apresentada e aprovada em assembleia. O controle precisa ser rigorosamente seguido, para evitar problemas financeiros.

 

COMO ELABORAR UMA PREVISÃO ORÇAMENTÁRIA

 

1. Histórico do condomínio

 

A partir do histórico, é possível planejar gastos ordinários mensais e anuais do condomínio. O ideal é um histórico de, pelo menos, 12 meses.

 

2. Divida os custos em categorias

 

Dividindo as despesas em manutenção, folha de pagamento, obras, imprevistos, fica mais fácil visualizar para onde está indo a maior parte do dinheiro e desenhar um plano de economia!

 

3. Não esqueça as manutenções! 

 

Liste todas as manutenções e obrigações anuais do condomínio e as inclua na previsão. Inclusive, estimule possíveis valores de conserto, caso algo saia fora do planejado.

 

4. Faça uma previsão da inadimplência 

 

A taxa de inadimplência pode variar. Mas, com base no histórico do condomínio, é possível prever a inadimplência que pode ocorrer ao longo do ano.

 

5. Reserva 

 

É importante prever uma reserva mensal para gastos extraordinários, uma “poupancinha” do condomínio, chamada Fundo de Reserva.

 

6. Organize

 

Por fim, organize tudo isso em um único documento. Com essas informações, será possível avaliar o quanto o condomínio deve economizar ou se pode investir em alguma melhoria que está sendo planejada, por exemplo.

 

Depois de pronta, a previsão orçamentária deve ser apresentada a todos os moradores e aprovada em assembleia.

 

Dicas para economizar:

 

– elabore uma previsão orçamentária realista

 

– acompanhe o que foi orçado e compare com o que foi realizado para que possíveis gastos extras não se acumulem

 

– conheça o condomínio e todos os equipamentos e sobra de materiais que tem, isso pode gerar economia quando precisar comprar novos

 

– conscientize os moradores sobre economia de energia e água

 

– economize energia elétrica em até 30% com censores de presença nas áreas comuns e troque as lâmpadas incandescentes e eletrônicas por LED. Além disso, verifique se não há fuga de corrente elétrica e avalie os quadros de luz que, operando no limite, sobrecarrega os dispositivos.

 

– negocie contratos de prestadores de serviço e manutenção de elevador

 

– busque orientação de seu assessor para revisar as despesas de pessoal e serviços

 

– sempre faça cotação com diferentes produtos e fornecedores

 

 

Conte com a Sperinde para fazer do seu condomínio, seu lugar para viver bem.