PAISAGISMO – QUALIDADE DE VIDA E BEM-ESTAR

Dia 4 de outubro foi Dia do Paisagista e nós, da Sperinde e equipe do blog – Lugar para Viver Bem, não poderíamos deixar de homenagear a esses profissionais que transformam espaços, criando cenários que impactam nossa qualidade de vida e o meio ambiente. Nos projetos em condomínios, criam novos centros de convivência, para a realização de atividades ao ar livre, como caminhadas e a prática de esportes. Nos apartamentos e casas, trazem a natureza para dentro e seus benefícios em nossas vidas, atrelado ao design biofílico, tão atual.

 

Convidamos a arquiteta e urbanista Natasha Tellini Vontobel, da Tellini Vontobel Arquitetura, escritório com mais de 30 anos, com projetos espalhados por todo Brasil e um dos mais importantes da região sul para nos contar sobre como o paisagismo impacta nossa qualidade de vida. Ela nos conta sobre as funções e benefícios do paisagismo, que nos servem de incentivo a trazer cada vez mais a natureza para perto de nós.

 

Você vai gostar, confira:

 

 

QUAL IMPACTO DO PAISAGISMO NO LUGAR EM QUE VIVEMOS?

O crescimento desordenado das grandes cidades reduziu significativamente o contato do homem com a natureza, eliminando progressivamente as áreas verdes e, em muitos casos, comprometendo a qualidade de vida e o meio ambiente. Nesse cenário, o paisagismo surge como uma ferramenta fundamental para resgatar o equilíbrio, proporcionando mais harmonia aos projetos arquitetônicos e devolvendo às cidades e às construções a necessária convivência com o verde e com as paisagens naturais.

 

QUEM É A NATASHA ARQUITETA E URBANISTA?

Uma pessoa inquieta, cheia de ideias, em constante transformação e sempre em busca de uma arquitetura melhor e que qualifique a vida das pessoas.

 

 

COMO O PAISAGISMO ENTROU NA TUA VIDA ?

Fui criada com o paisagismo no meu entorno. Nosso escritório, fundado há mais de 30 anos, pela minha avó, a engenheira agrônoma Maria Angélica Tellini, e minha mãe, a arquiteta Evelise Vontobel, já nasceu focado em áreas externas. Hoje, a Tellini Vontobel Arquitetura, conta com projetos espalhados por todo Brasil, e é um dos mais importantes da região sul. Fico muito feliz em ser a terceira geração desse escritório que leva a beleza e a leveza pros espaços e faz essa função transformadora tão linda e de forma natural.

 

QUAL O PAPEL DO PAISAGISMO NA ARQUITETURA E NA CONSTRUÇÃO DE ESPAÇOS COM FOCO NAS PESSOAS E FUNCIONALIDADES?

O paisagismo dá destaque à construção, quebra a rigidez dos materiais e suaviza suas linhas e formas. Tem o poder de transformar o ambiente urbano, nos oferecendo bem-estar físico, mental, o que influencia diretamente em nossa qualidade de vida.

 

 

QUAL IMPACTO DO PAISAGISMO NA QUALIDADE DE VIDA DAS PESSOAS?

 

“O paisagismo é, em essência, a forma pela qual o homem pode fazer as pazes com a natureza, o que traz não só mais beleza às paisagens urbanas, mas também uma melhor qualidade de vida para a população, graças a um maior equilíbrio do ecossistema, melhor qualidade do ar, diminuição do nível de ruídos urbanos, entre outros fatores.”

 

 

O PAISAGISMO COMO ELEMENTO DE CONSTRUÇÃO DE PAISAGEM URBANA?

 

O paisagismo não é apenas a criação de jardins através do plantio de algumas espécies de plantas ornamentais. Muito mais do que isso, é a técnica compositiva, aliada à sensibilidade, procurando reconstituir a paisagem com elementos naturais dentro do cenário alterado pelas construções, e fazendo a integração com o entorno.

 

PAISAGISMO NOS CONDOMÍNIOS COMO BENEFÍCIOS PARA O AMBIENTE URBANO:

Um bom projeto de paisagismo em condomínios pode, conforme o espaço, criar áreas devidamente arborizadas em espaços abertos, comuns, a todos os moradores, funcionários e visitantes.
Cria-se, desse modo, novos centros de convivência e para a realização de atividades ao ar livre, como caminhadas e a prática de esportes.
As áreas verdes também vão ajudar a refrescar o clima local, criando um microclima mais agradável.

 

 

O PAISAGISMO E BIOFILIA EM APARTAMENTOS, CASAS E ESPAÇOS COMERCIAIS:

Quando trazemos a natureza para os espaços dentro dos apartamentos e casas, resgatamos a nossa essência natural e começamos a desfrutar de seus muitos benefícios em nossas vidas.

 

Como nosso corpo está acostumado ao ambiente natural, ele reage positivamente aos estímulos, reduzindo a pressão arterial, a frequência cardíaca, o hormônio do estresse e aumenta a imunidade e a sensação de bem-estar, promovendo saúde física e emocional, e isto está atrelado ao design biofílico, tão em alta neste momento.

 

 

A BIOFILIA NOS ESPAÇOS COMERCIAIS:

 

 

 

Nossos espaços precisam trazer qualidade de vida e bem-estar. O paisagismo, como vimos, é uma excelente ferramenta para transformar seu condomínio, sua casa, apartamento ou seu negócio no seu lugar para viver bem!

 

Escolha aqui o seu lugar para viver bem em Porto Alegre ou Caxias do Sul!

 

Se preferir, fale agora mesmo conosco por WhatsApp que te ajudamos a encontrar o SEU LUGAR para viver bem.

Porto Alegre 5198904-3782

Caxias do Sul  549962-9103

 

 

Leia mais:

Paisagismo em condomínios residenciais e comerciais