A RUA EM ALTA: a implantação de parklets em Porto Alegre

Em tempos de pandemia estar na rua ao ar livre nunca teve tanto valor, não é verdade? Desde 2016 a Prefeitura de Porto Alegre incentiva a ocupação das ruas, em diferentes bairros, pelas pessoas através dos parklets convidando-as para vivenciar mais a cidade.

 

Parklet em San Francisco (EUA)
Fonte: Catraca Livre

 

Os parklets surgiram nos EUA, na cidade de São Francisco, no ano de 2005 após um evento que transformava espaços de estacionamento em miniparques temporários, daí então o nome Park e Parking (estacionamento) mas transformado em parque. O evento americano discutia a igualdade do uso do solo e o espaço público tendo em conta a qualidade de vida das pessoas. No ano de 2012, em São Paulo, surgiu o primeiro parklet do Brasil e, em 2016 em Porto Alegre, no bairro Moinhos de Vento.

 

Venha conosco conhecer os bairros de Porto Alegre que já ganharam Parklets.

 


Parklet da Estação das Artes, tem função de coreto no Bairro Moinhos de vento em Porto Alegre.
 Fonte: Studio1 Arquitetura

 

Com o conceito de “vaga viva”, o objetivo é atrair as pessoas para a rua, são estruturas simples e efêmeras, nada mais do que um deque que ocupa uma ou duas vagas de um carro na via pública.  O proponente pode ser criativo, dando ao espaço diversos tipos de usos desde que seja acessível para todos numa parceria entre a Prefeitura que sede o espaço da urbe e o proponente que constrói e mantem a estrutura.

 

Desde que liberada a implantação destes equipamentos, eles têm se multiplicado por diversos bairros. É uma grande vantagem para todos, pois de alguma forma se diminui o número de carros nas ruas, deixando-as mais atrativas e seguras além de ser bom para o investidor que atrai mais clientes para o seu negócio.

 

Para a instalação de um parklet, se faz necessário uma consulta prévia junto à prefeitura da cidade, que certificando a viabilidade colocará uma placa no local pretendido para que a comunidade possa contestar. Não havendo contestações, se segue com a aprovação do projeto, que atendendo aos critérios poderá ser instalado e liberado para o uso público.

 

Projeto do primeiro parklet do Centro Histórico de Porto Alegre.

Parklet na Rua dos Andradas, em Porto Alegre (local com maior concentração destes equipamentos na cidade).

 

A Instalação dos parklets na cidade é um ótimo exercício de urbanismo tático, onde as pessoas estão no centro das intervenções. Também é um ótimo exercício de arquitetura na criação de espaços funcionais e atraentes que aos poucos começam a fazer parte da vida das pessoas e da cena urbana.

 

Um verdadeiro convite para permanecer e vivenciar as ruas da cidade!!

Parklet ideal para descansar no Canadá.
Fonte: Catraca Livre.

Parklet no Bairro Bom Fim em Porto Alegre.

 

E você, o que acha de mais esta iniciativa para viver a cidade?

Escolha aqui o seu lugar para viver bem Porto Alegre!

 

Se preferir, fale agora mesmo conosco por WhatsApp que te ajudamos a encontrar o SEU LUGAR para viver bem.

Porto Alegre 5198904-3782

Caxias do Sul  549962-9103. 

 

 

Arquiteto Lucas Volpatto

* Lucas Bernardes Volpatto é mestre em arquitetura e urbanismo e diretor do Studio1 Arquitetura.

 

 

 

 

Cais Embarcadero renova o coração de Porto Alegre

 

Morar perto da natureza: 5 bairros com parques em Porto Alegre.

 

Um olhar especial no aniversário de 131 anos de Caxias do Sul.