CARACTERÍSTICAS ESSENCIAIS DE UM BOM SÍNDICO DE CONDOMÍNIO

Em uma assembleia ordinária de condomínio, normalmente a principal pauta é a eleição de síndico. Sempre surge aquele frio na barriga: teremos candidatos? Os desafios são muitos e, por isso, não é comum quem queira assumir o cargo. Confira as principais características para ser um síndico bem-sucedido e quais seus principais desafios!

 

 

Atuamos na administração de condomínios clubes, residenciais, comerciais e mistos há mais de 40 anos. 30 de novembro, é dia do síndico. Em homenagem a este profissional tão relevante na administração de condomínios e no dia a dia de todos nós, Luciane Paim, nossa Gerente de Caxias do Sul, preparou um artigo com as características de um bom síndico e os desafios a serem vencidos.

 

Há uma necessidade essencial nos condomínios de eleger anualmente um síndico. O grande problema é que a maioria dos condôminos tem receio em assumir a gestão, devido à alta responsabilidade que o cargo exige e, para a grande maioria dos interessados, o que falta mesmo é o precioso tempo.

 

A pandemia afastou fisicamente as pessoas, mas nunca foi tão importante a existência do síndico, da atitude do síndico. Na administradora, a demanda aumentou em 300%. A complexidade está cada vez maior, o cenário está sempre em transformação, seja na exigência dos moradores, ou por todas as responsabilidades que veem aumentando ano após ano. Novo código civil, PPCI, reforma trabalhista, locações por temporada, E-social, WhatsApp, energia fotovoltáica, portaria remota, prestação de contas on-line, etc.

 

Mas para ser um síndico bem-sucedido, é preciso carregar consigo essas 3 características fundamentais:

 

1. CONHECER O CONDOMÍNIO

 

Sabemos que é preciso conhecer bem o condomínio, estar preparado para imprevistos, ter senso de urgência, ser um bom ouvinte, saber filtrar informações, ter bom-senso, contar com uma boa administradora, para assim conquistar a confiança dos moradores. Habilidades como autoconhecimento, gestão de emoções, empatia e capacidade de adaptação são grandes diferenciais dos melhores síndicos.

 

O síndico não tem controle do que as pessoas vão falar ou vão fazer, mas pode pensar em como agir, o que vai aprender, o que pode crescer com cada situação. Isso pode mudar tudo.

 

2. CONHECIMENTOS BÁSICOS 

 

A exigência é grande. Precisa entender, mesmo que superficialmente, de várias áreas: financeiro, comunicação, legislação, obras e reformas, segurança, sustentabilidade, manutenção, produtividade, sistemas de acesso, tecnologia, locações por temporada, aplicativo, site da administradora, assembleias virtuais, entre outros.

 

3. GESTÃO E LIDERANÇA 

 

O bom síndico é um líder, direciona, analisa o momento certo para a tomada de decisão. Síndico não é zelador, o síndico representa o coletivo, não é dono, mas tem que ter um “olhar” de dono. Orienta funcionários, faz planos, confere as contas e organiza a previsão orçamentária.

 

SER SÍNDICO É UMA OPORTUNIDADE DE DESENVOLVIMENTO NAS RELAÇÕES INTERPESSOAIS

 

 

É difícil? Talvez sim. Exige dedicação? Sim, mas o bônus é muito grande.  Atuando diariamente nos condomínios, o síndico tem uma grande oportunidade de desenvolvimento interpessoal, experiência que fica para a vida. Poder gerenciar as finanças de uma comunidade, tornar harmônica a vida no condomínio onde mora, identificar as dores dos moradores, para poder resolver, facilitar. É uma experiência fantástica, que vale ouro.

 

Cada síndico tem uma mensagem para levar ao condomínio, a sua história de vida, a sua experiência profissional. Temos diversos profissionais liberais a frente de condomínios, cada um deles pode acrescentar na sua gestão o seu conhecimento e as suas habilidades, é assim que tem que ser.

 

Quando você recua e não leva para o mundo a mensagem que é só sua, você não tira só de você a oportunidade, mas também de tantas outras pessoas que podem aprender, que podem se espelhar em você.  Ainda pensa em ser ou não ser síndico? Fica a dica de que você pode acrescentar e receber muito nesse universo condominial, assim como eu, que só ganhei, nada perdi.

 

Minha homenagem a você, síndico, pelo seu dia! Orientar você é a minha vocação.

 

Luciane Paim.

Relações públicas, especialista em gestão estratégica de pessoas, competências e coaching. Atua diretamente na gestão condominial e transações imobiliárias há  15 anos.

 

CONTE CONOSCO. 

TUDO PARA FACILITAR A ADMINISTRAÇÃO DO SEU CONDOMÍNIO.

 

Conheça as vantagens do síndico profissional aqui.

 

Saiba como fazer uma assembleia virtual.

 

Conheça o App Sperinde Digital e as facilidades para o seu condomínio.