4 DICAS PARA COMPRAR UM IMÓVEL COM SEGURANÇA

A decisão de comprar um imóvel é sempre um acontecimento que exige muita atenção.

 

visitando imoveis

 


Normalmente, as opções de imóveis são muitas e independente de comprar um apartamento para uso próprio ou para investimento, é preciso tomar alguns cuidados, devida a complexidade do negócio.

 

Por se tratar de um grande investimento, algumas etapas deste processo devem ser cercadas de muito cuidado e, principalmente, de assessoria profissional. 

 

No mercado é fácil encontrar um apartamento a venda, mas para comprar um imóvel de maneira segura é obrigatório tomar alguns cuidados relacionados a questões legais relacionadas a propriedade imobiliária.

 

A seguir indicamos algumas etapas deste processo que precisam ser tratadas com total atenção para que se faça a compra de forma segura:

 

1) A Busca do imóvel

 

busca imóvel

 

– Escolha um corretor de imóveis credenciado ou uma imobiliária de de confiança. Peça para verificar as credenciais do corretor com a devida inscrição no CRECI e da mesma forma informe-se sobre a imobiliária escolhida.

 

– Ao inciar a busca, lembre-se que mesmo que esteja comprando um imóvel para uso, ao mesmo tempo, você está fazendo um investimento e por isso leve em consideração o potencial de crescimento da região e de valorização futura deste imóvel.

 

– O processo de escolha deve ser tranquilo. Não se apresse, olhe o imóvel de dia, certifique-se de que a vizinhança é boa, de que a região é bem servida de transporte, segurança, comércio, escolas e tudo que mais lhe interessar. Se não encontrar um imóvel com todos os requisitos que gostaria, priorize os mais importantes.

 

2) Proposta de compra

 

– Ao fazer a proposta de compra, antes de apresentar a proposta ao proprietário, converse com o corretor a respeito. Peça assessoria do corretor para que a proposta seja apresentada de forma a garantir mais segurança para a operação imobiliária.

 

3) Documentação necessária

 

documentação

 

– Antes de assinar o contrato, solicite ao proprietário, através de seu corretor, a apresentação dos documentos do imóvel (Matricula do registro de imóveis com negativa ônus e ações reais pessoais e reipersecutórias, Negativa de Condomínio e Negativa de IPTU).

 

– Solicite também a apresentação dos documentos pessoais do proprietário, comprovante de estado civil, certidões fiscais e forenses, negativas de protesto de títulos, da justiça do trabalho, da fazenda e justiça federal, fazenda estadual e fazenda municipal.



Caso o vendedor, pessoa física, seja sócio de empresa, é necessário também que o mesmo apresente as certidões negativas da empresa, referente ao INSS e Receita Federal.

 

4) Do Contrato de compra e venda, escrituração e registro de imóveis

 

Após a verificação da documentação, chega o momento de assinar o contrato de compra e venda ou a escritura pública de compra e venda.

 

O Contrato de compra e venda deve ser claro e completo. No contrato deve constar:


– a identificação completa do vendedor e do comprador
– a identificação completa do imóvel (se houver vagas de estacionamento, além da descrição do apartamento, deverão ser descritas as vagas também).
– forma de pagamento do preço do imóvel.
– referência a inexistência de débitos anteriores a entrega das chaves, referentes a IPTU e taxas condominiais.
– data da entrega das chaves do imóvel e condições em que será entregue (se ficar algum móvel deverá ser feito relação dos móveis que deverão ficar no imóvel)
– data para escrituração do imóvel para o comprador.
– após a escrituração, a escritura pública de compra e venda deverá ser encaminhada para averbação na matrícula do competente serviço de registro de imóveis.

 

A contratação da assessoria de um corretor ou de uma empresa imobiliária para o cumprimento de todas estas etapas tornará a operação imobiliária muito mais segura sendo que, ao final dos prazos ajustados para todas as etapas acima, comprador e vendedor poderão comemorar a realização de um negócio com satisfação garantida das partes.

 

Conte com a Sperinde para ter tranquilidade e segurança no processo de compra de imóvel.